Todd Drootin é um alquimista dos sons. O seu passado nos Subverse pouco tem em comum com o esquadro hip-hop / electrónica com que traça agora a sua carreira a solo no projecto Books on Tape.
0A verdade é que nos Books on Tape o binómio energia vs ritmo arranca-nos admiração perante o inesperado e os tiques humanóides da parafernália electrónica fazem-nos perceber que, à falta de blues, Sings the Blues apresenta um tom azul intenso, turquesa talvez, como se resultado de um fluido contrastante numa análise química, ou de pano branco onde fazemos incidir luz negra.
Drootin encarrega-se de todos os sons passíveis de serem escutados neste disco com a devoção de um missionário, cuja religião é o ritmo e em que a utilização de técnicas de estúdio para a manipulação plástica de massas sonoras é a profissão de fé.
A seita dos Books on Tape, já se sabe, não é seguida por muitos fiéis nem dada a grandes protagonismos. Destina-se apenas a quem aposta na análise cuidada de alternativas e sente arrepios quando pressente que novos caminhos são ainda, apesar de tudo, possíveis.